segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Capitulo 11-"Se gostas tanto da Pandora ficas tu com ela "


(Vera)

Entrei em casa do Rúben e vi a minha bolinha de pêlo,peguei nele,mas quando a coloquei no meu colo notei algo de estranho ..este gato  tinha uma manchinha preta na pata o que o Soja não tinha.Levantei o que achava ser o Soja e reparei que aquilo era uma gata!
Agora sim percebi que aquele não era mesmo o meu Soja!

Vera:Isto não é Soja...-assim que terminei de falar ouvi umas unhas na porta de vidro da sala do Rúben.Olhei para lá e vi o Soja, fui a correr abri a porta e peguei nele.-O que se passa aqui?-o Rúben estava calado e pareceu estar a tentar descobrir alguma desculpa para se livrar desta alhada em que se tinha metido.-Estou à espera Rúben.

Rapaz:Bem nós vamos andando.

Rapaz:Ya.-olhou-me e com um sorriso de gozo falou para o Rúben.-Boa sorte mano.

Rúben:Não ficas chateada mas houve um pequeno problema.-falou quando eles tinham saído da sala

Vera:Pequeno?Porque esta gata está aqui?

Rúben:O Tiago,um amigo meu foi fumar um cigarro deixou a porta um pouco aberta e o Soja saiu.Procurámos o gato por  todo o lado e nada estavas quase a chegar e eu não queria que ficasses chateada por perder o Soja por isto.

Vera:Foste comprar outro gato.-falei terminando a sua frase.

Rúben:Sim ,mas só o fiz porque sei o quanto o Soja é especial para ti e se o perdesse ias ficar muito triste e mesmo chateada comigo por ser minha responsabilidade tomar conta dele.Mas ele já está cá em casa e eu vou devolver a gata à loja.-ia pegar na gata que estava no meu colo mas eu desviei-me.

Vera:Nem pensar!Esta gatinha saiu daquela loja para ter um lar não vai voltar para lá.

Rúben:Vera ela não pensa.

Vera:Mas sente!E não vai!

Rúben:Ok podes ficar com ela.

Vera:Nã,nã .Eu tenho o Soja ,ela fica contigo.-coloquei-a  no colo dele.

Rúben:O quê?!-falou todo atarefado a tentar pegar na gata.-não quero nenhuma gata.

Vera:Temos pena,foste a buscar agora é tua.Que tal Pandora é um nome bonito.

Rúben:Se gostas tanto da Pandora ficas tu com ela.-sorriu.

Vera:Nem tentes fazer da Pandora batata quente ,ela é tua e acabou!

Rúben:Mas eu não quero nenhum gato,nunca tive animais de estimação.

Vera:E aqui está uma boa oportunidade para teres,assim a Pandora amolece-te o coração.

Rúben:A única coisa que ela vai amolecer é as unhas na minha mobília.

Vera:Ai Rúben pareces uma daquelas tias,é uma gatinha e para que conste muito fofinha!Agora tens companhia cá em casa a todo o tempo.

Rúben:Não acho que seja boa ideia ficar com esta gata.-colocou-a no chão.-Não tenho nada para gatos.

Vera:O que trouxe hoje para o Soja pode ficar para ela,e depois podemos ir juntos às compras  e compramos o que ela precisar.

Rúben:Neste caso ok.-ele respondeu tão rápido e de um momento para o outro começou a gostar da ideia
de ficar com a Pandora que eu acabei por falar.

Vera:Tu aceitas-te só porque disse que ia sair contigo à custa da gata?

Rúben:Claro que não.

Vera:Imagino que não…com sorte vais é sozinho comprar as coisinhas para a Pandora .

Rúben:Já agora o que preciso comprar para ela?

Vera:Areia,comida,uma cestinha para poder dormir e é só ,o resto são miminhos.

Rúben:Ah está bem..não queres ficar para  jantar?

Vera:O que é?Peixe cru outra vez?

Rúben:Não,encomendo uma pizza.

Vera:Ok tudo bem,mas só posso mesmo ficar para jantar porque tenho de ir para casa.

Rúben:É tudo pressa para me deixares?!-sorriu.

Vera:Não ó convencido,tenho de ir porque estou cansada, estes últimos dias tem sido cansativos.

Rúben:Aquele tal Ricardo não te disse mais nada?-pensei em não contar-lhe sobre o que tinha acontecido alguns dias a trás..mas optei pela verdade.

Vera:No dia em que ficaste lá em casa depois do jantar eu cheguei atrasada ao trabalho,uma coisa leva à outra e quando a desbocada da Raquel soube que tinha passado a noite contigo não perdeu tempo a dizer ao Ricardo.

Rúben:E ele veio falar  contigo?

Vera:Veio,começou lá com umas cenas parvas…o costume.Mas mandei-o dar uma volta.

Rúben:Ainda bem.

O Rúben mandou vir uma pizza e só fiquei mesmo para o jantar e depois fui embora com o Soja,despedindo-me do Rúben e da Pandora.

Cheguei a minha casa e o meu pequenino veio logo a correr deitar-se ao meu lado.Peguei no meu livro,marcado com todos aqueles papelinhos de várias cor com os meus poemas favoritos.Estava com algum sono por isto abri uma das páginas que estava marcada.

Liberdade
Ai que prazer 
Não cumprir um dever, 
Ter um livro para ler 
E não fazer! 
Ler é maçada, 
Estudar é nada. 
Sol doira 
Sem literatura 
O rio corre, bem ou mal, 
Sem edição original. 
E a brisa, essa, 
De tão naturalmente matinal, 
Como o tempo não tem pressa... 

Livros são papéis pintados com tinta. 
Estudar é uma coisa em que está indistinta 
A distinção entre nada e coisa nenhuma. 

Quanto é melhor, quanto há bruma, 
Esperar por D.Sebastião, 
Quer venha ou não! 

Grande é a poesia, a bondade e as danças... 
Mas o melhor do mundo são as crianças, 

Flores, música, o luar, e o sol, que peca 
Só quando, em vez de criar, seca. 

Mais que isto 
É Jesus Cristo, 
Que não sabia nada de finanças 
Nem consta que tivesse biblioteca... 

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

Terminei de ler e com o sono já a vencer esta "guerra" acabei por fechar o livro.Deitei-me e o Soja veio se colocar debaixo dos lençóis todo enroladinho e adormeceu.

Pela manhã cheguei ao mercado e nem tive tempo para puder dizer um "olá" à minha vizinha,e apenas tempo para colocar as caixas na banca e começar a trabalhar!


Vera
Raquel
Fiz uma pausa depois do almoço e como quando vim para a minha banca vi que a Raquel já lá estava  ,o que era a oportunidade de poder rir um pouco hoje.

Vera:Olá.

Raquel:Olá,tudo bem?

Vera:Sim e contigo?

Raquel:Está tudo óptimo, e tu não contas nada?

Vera:Queres que te conte o quê?Um conte de fadas?

Raquel:NãoVerinha,estava-me a referir a novidades quanto à tua relação com o jeitoso.

Vera:Podias o chamar pelo o nome!

Raquel:Estou a dizer alguma mentira ?-vi que estava a olhar para a porta do mercado.-Fala-se no diabo.-baixou a cabeça e olhou para a revista.

Vera:Pois é,mas.-vi que o Rúben não vinha sozinho.Parecia que conhecia aquele homem,mas não o tinha visto no outro dia quando fui a casa do Rúben,o que deixava de fora a possibilidade de ser um daqueles amigos,que tinham sido até agora as únicas pessoas que ele me tinha apresentado.-não vem sozinho.

Raquel:Ui quem vem com ele?-deixou a revista e olhou para a frente.-aquele é o .

Vera:O quem?-ela estava tipo estátua a olhar para o Rúben e o tal homem que já estavam perto da banca.-Fala mulher!

Raquel:É o.

Rúben:Olá.-ela foi interrompida pelo o Rúben.

Vera:Olá.-olhei-o.-Não sabia que vinhas cá hoje.

Rúben:Vim com o Hugo.-apontou para o homem que  vindo com ele.

Hugo:Olá.-falou para a Raquel,o que me deixou a apanhar bonés.Onde é que estes dois se tinham conhecido?!E porque raio  o Rúben tinha trazido este tal Hugo ao mercado?!

Raquel:Olá..não me admira ver o Rúben agora tu,o que vieste cá fazer?

Hugo:Queria falar contigo.

Raquel:Vamos até ao bracarense.-pegou na sua mala e olhou-me.-Até já.-eles foram os dois para o bracarense enquanto eu e o Rúben ficámos em silêncio até eles saírem pela porta do mercado.

Vera:Explica-me o que aconteceu porque eu não apanhei nada!

Rúben:O Hugo conheceu a Raquel no dia do jogo,falou-me hoje  dela .Porque a Raquel lhe tinha dito que tinha ido ao jogo contigo.Perguntou-me onde ia a poder encontrar e como estava a pensar vir te visitar ele veio comigo e assim via a Raquel.

Vera:Agora viras-te cupido?

Rúben:Não posso dar uma ajudinha a um amigo?

Vera:Aposto que esta ajudinha ainda vai sair caro.

Rúben:Não vejo porquê?

Vera:Não é para ti,é para o pobre do Hugo que com azar tem de sofrer aquela alma .

Rúben:Deixa lá de estar sempre a embirrar com ela.

Vera:Mau,mas estás do meu lado ou do dela?

Rúben:Não estou em lado de ninguém só que vocês as duas podiam fazer uma pausa de vez com estas vossas discussões.

Vera:Rúben  sempre embirrei com ela  e será sempre assim.

Rúben:Tu é que sabes, agora quero é o que ainda não tive desde que cheguei aqui.-aproximou-se,e com as suas mãos no fundo das minhas costas beijou-me.No meio daqueles beijos ouvi uma tosse ,daquelas tosses que são forçadas e separei os nossos lábios.Olhei para a nossa frente e estava o senhor Jorge,cliente habitual no mercado mas que na maioria dos dias vinha pela a manhã,ao contrário de hoje.

Vera:Desculpe senhor Jorge.

Jorge:Não há problema,só que não sabia que havia mudanças aqui na banca.-sorriu mas nem liguei aquela “piadinha” e perguntei-lhe o que queria levar.Já depois de ele ir embora voltei a virar-me para  vi o Rúben que estava de braços cruzados.

Rúben:Quem é aquele velho?

Vera:Rúben!Não é nenhum velho!É o Senhor Jorge.

Rúben:E porque é que ele disse aquilo?

Vera:Deve ter sido só uma brincadeira.

Rúben:Uma brincadeira?!É óbvio que aquele velho tarado deve vir aqui ao mercado só para se babar para
cima de ti e hoje quando me viu mandou logo uma boca.

Vera:Não é nada disto.Ele vem aqui quase todos os dias da semana,faz as suas compras no mercado e vai embora ,mais nada.Mas estás com ciúmes?

Rúben:Ciumes de um velho?

Vera:Rúben!

Rúben:Ok  já não o volto a chamar de velho,mas ele vem aqui todos os dias?

Vera:Quase todos os dias sim.

Rúben:Vou acreditar em ti mas aquilo das mudanças desculpa mas não é nenhuma piadinha.

Vera:Está bem,agora esquece isto.

(Raquel)

Raquel:Não esperava que viesses cá.

Hugo:Não sabia como te encontrar então falei com o Rúben e ele disse-me que aqui íamos te  ver.

Raquel:É trabalho aqui.-o Luís veio ter connosco assim que entrámos e anotou o nosso pedido,para depois nos irmos sentar.-O que queres?

Hugo:Queria falar contigo.

Raquel:Isto eu já percebi, mas o que queres?

Hugo:Queria te ver,porque desde aquele dia em que foste ao estádio que tenho pensado em ti.-dei uma gargalhada.

Raquel:Ya,dizes isto a todas?

Hugo:Procurei-te e é assim que me recebes?!

Raquel:Tu é que vens até aqui e começas a contar-me histórias.

Hugo:Não são histórias,queria mesmo te ver.Achas que falava com o Rúben para nada?

Raquel:Isto já não sei…-chegaram os nossos cafés.-Eu não te conheço de parte nenhuma porque vens até
aqui ?Isto é que não entendo.

Hugo:E se aceitares jantar comigo?

Raquel:Jantar contigo vai fazer com que perceba porque vieste até aqui ?

Hugo:Em parte sim.Vais entender porque te procurei e ver que não é são histórias

Raquel:Eu sozinha contigo?Ainda me acontece algo mal.

Hugo:E se o Rúben e a Vera vierem connosco?

Raquel:Não sei.-bebi só mais um pouco de café.-Tenho de ir trabalhar.

Hugo:Podes dar-me o teu número?

Raquel:Para quê?

Hugo:Para poder ter uma resposta?

Raquel:Mandas recado pelo o Rúben.Txau.-ele tinha ficado surpreendido mas como não sabia o que vinha dali preferia nem lhe dizer nada.

Hugo:Adeus.

Despedi-me do Hugo e sai..não sabia o que ele queria ou melhor sabia não queria que ele andasse a “brincar” com a minha cara.

   (Vera)

Vera:Como está a Pandora?-o Rúben continuava comigo,deveria estar à espera do Hugo que tinha vindo com ele,e ainda estava no bracarense com a outra.

Rúben:Está bem.

Vera:Credo,que entusiasmo…

Rúben:Que queres que te diga esta para lá.

Vera:Coitadinha ela deve querer miminho e tu nem lhe deves ligar.Já lhe compraste uma casinha?

Rúben:Ela tem comida e a areia quanto à cama ela dorme no sofá,no tapete.

Vera:Juro que tenho pena da gatinha.-ele riu.

Rúben:É assim tão mau viver comigo?

Vera:Tu nem lhe ligas Rúben!Tens de dar atenção ao bicho!

Rúben:Não vou andar com a gata ao colo,e só a tenho lá em casa porque tu é que praticamente me
obrigaste a ficar com ela.

Vera:Claro!Era o que mais faltava ,levares a pobre da gatinha outra vez para a loja!

Rúben:Lá ia estar com os outros gatos e ficava bem.

Vera:Sim que a tua casa mais parece uma masmorra.

Rúben:Dás tanta importância à gata..

Vera:Ela,como qualquer animal gosta de ser mimado pelo o dono,e tu nem lhe ligas!Olha hoje podíamos fazer um encontro os quatros!

Rúben:Eu ,tu e mais quem?

Vera:Com o Soja e a Pandora.

Rúben:Ó Vera por favor..vais fazer o quê?!Por os gatos a comer connosco à mesa também?

Vera:Não!Vou até à tua casa e ficava com o Soja só isto,e depois do jantar.

Rúben:Neste caso aceito como é claro.-beijou-me.

Vera:Mas com um acordo?-falei depois de separar os nossos lábios.

Rúben:Tudo o que quiseres.

Vera:Tens de comprar uma caminha para a Pandora.

Rúben:A sério?

Vera:Sim Rúben,tu tens de começar a ver a tão boa relação que pode haver com aquela gatinha.

Rúben:Ela vive lá em casa,eu não gosto nem desgosto dela,  mais nada.

Vera:Mas podes sempre dar-lhe um pouco de atenção.

Rúben:Ok,eu compro a tal cama para a gata.

Vera:E  coloca o teu número no verso da coleira.-ele olhou para mim como se estivesse a brincar com ele ou algo do género.-É para o caso de ela se perder.

Rúben:Está bem.-aceitou  o que lhe tinha pedido sem muita vontade.

Vera:Rúben estou a sério,olha que vou ver se fizeste o que te pedi.

Rúben:Shii és pior que a minha mãe.-gargalhei.

Vera:É vida.

Rúben:Olha o Hugo vem aí.-olhei para a porta do mercado e a Raquel vinha um pouco à frente do Hugo o
que mostrava que a coisa não tinha corrido lá muito bem.O Rúben despediu-se de mim  ,e foi embora com o Hugo.

Vera:Não sabia que conhecias aquele Hugo..-falei em voz alta para ela me ouvir,mas de uma forma como se
não me importasse muito com isto.

Raquel:Se conheço ou não, não te diz respeito!

Vera:Já não está cá quem falou.

Virei-me para o meu trabalho e não falei mais nada com a Raquel que estava mesmo de mau humor.
Depois do dia de trabalho e do jantar fui à casa do Rúben,com o Soja na sua malinha de que ele nada gostava,verificar se o Rúben tinha comprado o que lhe tinha dito.
Fiquei surpreendia por chegar a sua casa e ver que a Pandora já tinha a sua caminha,e ainda a coleira com o número do telefone do Rúben
O Soja dava-se muito bem com a Pandora,durante todo o tempo que estive na sala em casa do Rúben eles andavam de um lado para  outro a brincarem o que para mim aquilo ainda ia dar em namorico.Disse ao Rúben mas ele só começou a meter-se comigo e que eles eram apenas gatos não tinham qualquer interesse nestas coisas…

Hoje ao acordar o Soja ficou quietinho,talvez por estar cansado das cambalhotas de ontem em casa do Rúben que deu com a Pandora enquanto brincavam.
Cheguei ao mercado bem disposto,e com esperança que a vizinha do lado também o estivesse,porque sinceramente não havia piada em chateá-la se ela não me queria dar resposta.

Raquel




Vera

Vera:Bom dia.-ela chegou já depois de eu ter arrumado todas as caixas,e pelo o sorriso que tinha não estava com o mau humor de  ontem.

Raquel:Olá.

Vera:Estás muito bem disposta…

Raquel:Todos temos dias,e dias.Olha já agora o Ricardo perguntou por ti.

Vera:Mas onde é que este parolo anda?

Raquel:Estava no bracarense,disse que não sabia se ainda tinhas chegado.Mas ele teve de ir embora e duvido aparece de manhã aqui no mercado.

Vera:Ainda bem,que eu pago para não o ver.

Ela só me olhou e depois começou tipo barata tonta de um lado para o outro enquanto quem beneficiava disto todo era eu que  acabava por atender na minha banca os clientes dela.
Aquela “confusão” começou a abrandar já perto do almoço,altura em que vi o Rúben chegar .O que achei estranha por ele estar aqui a esta hora,já que a maioria das suas visitas eram à tarde.

Vera:Então por aqui?-sai de perto das caixas e ao chegar ao pé dele,estiquei-me e uni os nossos lábios.

Rúben:Vim te ver.-sorriu.-E também uma coisa para vos dizer.

Vera:Vos?

Rúben:Sim a ti e à Raquel.

Vera:Posso saber o que tens para falar com aquela ?-ele riu.

Rúben:Já vais ficar a saber.Raquel!-chamou por ela que quando o ouviu olhou-nos.

Raquel:Precisas de alguma coisa?-falou já ao pé de mim e do Rúben,e muito “prestável”

Vera:Não ,ele não precisa de nada!

Rúben:Quero vos dizer uma coisa.

Vera:O quê?

Raquel:Sim Rúben tira a t-shirt e diz-nos o que se passa.-olhei para ela com uma vontade de a esganar tão grande!-Ok fala só.

Rúben:O Hugo veio me falar sobre um jantar com nós os quatro,achei que seria uma boa ideia mas para ter a certeza tinha de falar com vocês.

Vera:Eu tu,esta e o Hugo?

Raquel:Esta tem nome!

Rúben:Sim,porquê não achas boa ideia?

Vera:Não.

Raquel:Pois eu também acho que não é boa ideia.

Rúben:Só um momento.-falou para a Vera e depois puxou-me para um canto.-O Hugo quer estar com a
Vera mas ela não quer estar com ela por isto é que surgiu esta ideia de irmos os quatro jantar.

Vera:Ai Rúben,eu não quero ir  jantar com  ela!

Rúben:Faz lá um esforço e ajuda-me a convencê-la.-fiquei meia indecisa.-Anda lá pelo o Hugo.

Vera:Ok tudo bem!-fui até perto da banca da Raquel e lá a consegui convencer a ir ao jantar de hoje à noite.O Rúben disse a que horas nos íamos encontrar e ainda deu a morada do restaurante à Raquel.Combinei com ele a que horas ia até à minha casa.

A Raquel passou todo o dia a falar sobre o nosso jantar não percebi se era por esta entusiasmada quanto ao jantar a quatro ou por saber que não gostava que ele tivesse perto do Rúben,por fazer e dizer as “brincadeiras” que ela costumava fazer,e hoje ao jantar ser a oportunidade perfeita para ela me tirar do sério!
Ia tentar não me exaltar mas se a tampa me saltasse ia ser por culpa daquela criatura!
Cheguei a minha casa e fui tomar um duche porque dali a menos de uma hora o Rúben vinha até lá a casa para aquele jantar a quatro que eu sinceramente não sabia o que esperar.

Vera
Como vai correr este jantar?Vai trazer surpresas?


Olá!
Aqui tem mais um esperamos que gostem :D
Desculpem se tiver algum erro mas o tempo para postar foi mesmo pouquinho...
Beijinhos
Rita e Marta

2 comentários:

  1. Olá :)
    Amei +.+
    E até começo a ter pena do Rúben xd
    *kidding*
    Estou ansiosa para saber como vai correr o jantar :p

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Bem, finalmente pus a leitura em dia! Quanto ao capítulo anterior, a ideia do Ruben substituir o Soja foi tão mas tão fraquinha. Como se ele conseguisse enganar a Vera! Mas foi bem feito, agora já tem a Pandora como companhia.

    Quanto a este jantar... ui ui até tenho medo! Aquelas duas num jantar pode-se esperar tudo! Menos coisas boas...

    Estou à espera do próximo!

    Beijo
    Ana

    ResponderEliminar